No Tocantins, a Daplan iniciou seus trabalhos focada nas principais demandas da época : prospecção de terras, licenciamentos e plantio de pequenas propriedades – foram implantados cerca de 1.000 ha em diversas propriedades. Antes de iniciar seu trabalhos operacionais a Daplan elaborou um detalhado levantamento das terras disponíveis nas diferentes regiões do Tocantins, a caracterização das técnicas utilizadas e qualidade dos plantios florestais existentes no Estado.

Todos esses trabalhos básicos contaram com a orientação técnica e participação de especialistas do setor. Foi possível, dessa forma, identificar-se a necessidade de adequação dos procedimentos, até então, realizados na região – material genético; nutrição; época de plantio e espaçamento. Com essa base de conhecimento da região foi possível a aquisição de propriedades adequadas e a execução de plantios florestais com muito sucesso.

Para formação e consolidação do pacote tecnológico, que passou a utilizar no Tocantins, a Daplan contou com o apoio de consultores especializados e intensa dedicação de seu Diretor Técnico e sócio proprietário – Eng. Agrônomo Alexandre Tadeu Avino Barboza Leite . Em janeiro de 2015, com o ingresso do Eng. Agrônomo Nelson Barboza Leite ao quadro de sócios, a empresa agregou mais conhecimento e experiência a respeito da silvicultura no Tocantins.

O Eng. Nelson, foi Diretor da Eco –Brasil Florestas e responsável técnico pela implantação de 36.000 ha de florestas da empresa, no norte do Tocantins. Para realização desses plantios a empresa desenvolveu, em seus anos iniciais de atuação no Tocantins, extensa experimentação com mais de 100 ( cem clones) trazidos de regiões com características semelhantes às diversa regiões de atuação no Tocantins – as características principais dessas regiões: solos arenosos e déficit hídrico em de 6(seis) meses do ano. Com essas experimentações iniciais, foi possível a identificação de materiais genéticos e procedimentos silviculturais mais adequados para as diferentes condições do estado do Tocantins. A Daplan, assessorada por especialistas, visitou as experimentações e teve oportunidade de discutir os resultados alcançados.

Em virtude de serem áreas muito semelhantes em condições de solo e clima, a experiência profissional adquirida enriqueceram os conhecimentos técnicos agregados ao empreendimento da LRM. A Daplan está preparada com estrutura própria para execução de 3.000 ha /ano , com máquinas, equipamentos e pessoal treinado. A empresa está sediada em Palmas e possui escritório de apoio em Novo Acordo, bem próximo das áreas de plantio.